quarta-feira, 3 de junho de 2015

Entrevista: Novidades da CCCI por e-mail

 Ângela Paiva, coordenadora da CCCI, e Danilo Marcondes, coordenador da Central de Internacionalização

Ângela Paiva, coordenadora da CCCI, e Danilo Marcondes, coordenador da Central de Internacionalização


Novidades da CCCI por e-mail

A partir deste mês, as notícias da Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI) vão chegar diretamente às caixas de e-mail dos alunos e professores da PUC. Em uma newsletter mensal, serão reunidas as novidades sobre bolsas de intercâmbio, convênios e atividades relacionadas à internacionalização. O veículo, que será apenas on-line, foi produzido com auxílio técnico do RDC. A coordenadora da CCCI, professora Ângela Paiva, e o coordenador da Central de Internacionalização da PUC-Rio, professor Danilo Marcondes, explicam como a iniciativa pretende melhorar a comunicação entre a Universidade e os alunos intercambistas.
Como surgiu a proposta de criar a newsletter?
Danilo Marcondes: Tivemos essa ideia de divulgar melhor a experiência do intercâmbio e, de uma certa forma, tentarmos atingir o ex-aluno. Queremos nos dirigir ao aluno que passou um semestre aqui, que já fala português, e com o qual queremos manter um vínculo mais permanente. Por enquanto, a newsletter será só em português, mas já temos o plano de fazer uma versão em inglês também, para os futuros alunos que venham estudar aqui por um intercâmbio.
Ângela Paiva: A internacionalização da PUC já é muito grande. Temos, em média, 500 alunos estrangeiros por semestre, então é um campus muito rico em convivência de vários países. Primeiro queremos mostrar isso: o que a PUC já tem de internacionalização, que não tem nada do Ciência sem Fronteiras. A newsletter veio como uma necessidade das atividades internacionais da Universidade.
Para os ex-alunos, como a newsletter pode contribuir?
Danilo: Recebemos muitos depoimentos de como a experiência na PUC é muito boa para alunos estrangeiros, e entendemos que eles queiram eventualmente manter o contato para saber o que está acontecendo aqui e talvez voltar em um segundo intercâmbio, ou até comunicar para um colega que está em uma universidade no Brasil. É uma forma de não perder o egresso, que é um dos aspectos da educação mais discutidos hoje. Esperamos ter um espaço para comunicação entre nós – mesmo que seja de coisas cotidianas, como casamentos, novos empregos. Queremos entender de que forma estudar na PUC pode contribuir para o aluno em sua vida futura. Pensamos, em algum momento, fazer uma entrevista com um antigo aluno, falando o que ele passou por aqui.
Quem produzirá o conteúdo? Há espaço para outros colaboradores?
Ângela: A newsletter será produzida por nós, da CCCI. Aqui temos vários setores: o de convênios, de alunos que são selecionados para ir para fora, os alunos PUC, dos alunos que chegam aqui, dos intercâmbios. Então, são vários setores de notícia. Todo esse conteúdo estará na newsletter. A Nancy Guimarães, da assessoria de divulgação da CCCI, acompanhou todo o trabalho do conteúdo.
Danilo: Há espaço para colaboradores sim, e a ideia é essa, queremos também variar o conteúdo. Como faremos a newsletter todo mês, é bom que tenhamos coisas diferentes em cada número. Esperamos fazer várias entrevistas para criar um conteúdo variado.
Como a newsletter pode ajudar no processo de internacionalização?
Ângela: O processo de internacionalização já existe há muito tempo e a CCCI é muito exitoso. É um trabalho de 22 anos, que teve um forte incremento com a gestão da professora Rosa Marina Meyer. Agora, há uma ideia que o processo de internacionalização faz parte do projeto da PUC. Há um desenho institucional novo. Trabalhamos em parceria, e há muita demanda.
Danilo: Acredito que a newsletter pode ajudar na divulgação do nosso trabalho. Há muitas delegações que nos procuram para parcerias, e a newsletter pode servir como uma amostra. Estamos em um processo de revisão dos convênios. Não queremos aumentar o número de convênios, mas sim aumentar a qualidade do que oferecemos. Queremos atender bem, desde os cursos até a integração na Universidade. Queremos manter os convênios que são mais interessantes e que rendem mais frutos à Universidade.

Publicada em: 29/05/2015 em PUC Urgente


Nenhum comentário:

Postar um comentário