terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Reitor da PUC-Rio faz palestra na COP-21

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., ministrou palestra sobre as questões da água na Laudato Si’, na perspectiva da ética ambiental, na conferência Questões Interdisciplinares na Gestão Hídrica a Partir das Mudanças Climáticas, coordenada pela Académie de l'Eau e a Fundação Paul Poupard. Os professores Danilo Marcondes, do Departamento de Filosofia, e Maria Fernanda Lemos, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, também participaram do seminário, realizado no dia 10 de dezembro, no Pavilhão das Cidades e Regiões, em Paris.  

       Padre Josafá foi um dos participantes da mesa redonda que abre o debate Água é Vida – Múltiplas Perspectivas, que abordou os aspectos socioculturais, éticos e espirituais na gestão hídrica. Na segunda mesa do encontro, a Água no Centro Das Decisões políticas: Poucos Casos Práticos, a professora Maria Fernanda Lemos apresentou exemplos de desenvolvimento de políticas sustentáveis, com ênfase no impacto socioambiental. O professor Danilo Marcondes fez as considerações finais da conferência, acompanhado da antropóloga Guigone Camus, da Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales.

       O ciclo de debates faz parte a 21º conferência da ONU sobre mudanças climáticas. O objetivo do evento é a elaboração de um acordo entre os países para a redução de dejetos poluentes que contribuem para o efeito estufa. Durante a estadia em Paris, o Reitor da PUC-Rio participou de encontros na Embaixada do Brasil e visitou o novo cônsul na França, Rodrigo Fonseca, ex-aluno da PUC-Rio. Durante a COP 21, padre Josafá teve a oportunidade de conversar com a Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Isabella Teixeira.


Os professores Danilo Marcondes e Maria Fernanda Lemos integram a equipe da Universidade na conferência sobre gestão hídrica, em Paris.


Fonte: Assessoria de Comunicação PUC-Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário